Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

A Escola, o Desporto e as opções!

Perspectivando o inicio de ano escolar, já sinto a angústia de um novo ano que se aproxima. O meu filho mais velho vai para o 5º ano de escolaridade.
Uma nova escola, novos amigos, novo horário e o que fazer no tempo livre.
A mudança é enorme e o meu medo parece ser maior do que o dele.
Mais disciplinas, mais professores, menos tempo livre.
Fiz-lhe um últimato, tem que optar entre o Futebol e o Karaté, o tempo ( o meu está visto!) não dá para tudo.
Eu preferia que escolhesse o Karaté: melhora a concentração, exige disciplina e tudo isso pode ajudar na escola...mas o rapaz prefere o futebol e já disse que aos 18 anos vai iniciar a sua carreira gloriosa de futebolista.
Nem imaginam como isto me angustia: o rapaz quer ser futebolista e está convencido que vai ter carreira gloriosa...o pior é que diz tudo  isto com convicção inabalável.
Sendo advogada,  não consegui ser suficientemente convincente que nem todos têm uma carreira gloriosa, que a maioria dos futebolistas profissionais nem sequer são bem pagos, nem sequer perspectivam o seu futuro e acabam por ser apenas um nome que raramente sai do anonimato.
Só me resta pois uma solução, impor a autoridade maternal: Se não apresenta resultados escolares a única certeza é que sai do futebol!

2 comentários:

Armando Inocentes disse...

Cara Maria Albino:

Parabéns pelo seu blog.

O Direito e o Desporto bem precisam dele.

Digo isto porque para além de ser Professor e Treinador de Karaté, a minha mulher é Advogada.

Por outro lado, porque muito tenho aprendido com o Prof. José Meirim e com a Prof.ª Maria José Carvalho.

Já agora, convido-a a consultar http://karatedopt.blogspot.com/, um blog "NÃO SÓ SOBRE KARATÉ, MAS TAMBÉM SOBRE DESPORTO E NÃO SÓ!...". Peço-lhe desde já autorização para acrescentar ao meu blog o endereço do seu nos "Blogs a visitar".

E aproveito também para lhe dizer que se o rapaz não prefere o Karaté, paciência... eles devem ter vários pontos de referência e depois escolherem o que mais lhes agrada. Impormos um desporto a uma criança de nada serve, mas poderemos orientá-los para esta ou aquela modalidade.

Se ele não apresentar resultados escolares, também não será a saída do futebol que eventualmente o poderá obrigar a apresentar resultados... pode servir como medida de coação mas por vezes os resultados destas medidas são mais prejudiciais do que pensamos...


Um abraço!

Armando Inocentes

Marina Albino disse...

Bom dia e obrigada pelo seu comentário!
A razão do atraso na minha resposta deve-se ao facto de ter acompanhado o meu filho ao II Torneio do Grupo Desportivo Pampilhosense de 2 a 4 de Setembro.
A Academia do Sporting do Turcifal ganhou o Torneio na categoria de sub-11 e foi o meu flho a receber o troféu.
Quando escrevi no blog a minha exigência quanto aos resultados escolares, é uma exigência genuína... não será radical como pode transparecer... mas um castiguinho, como não ir a um treino, faz verdadeiros milagres...por enquanto.
Já visitei o seu Blogue e terei todo o prazer em continuar a visitá-lo.
Quanto ao meu Blogue, terei todo o prazer que seja lido por si, não prometo é uma escrita diária, que a vida profissional e familiar não permitem.